06 abril

AS BEM AVENTURANÇAS

MATEUS 5
1. E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
2. E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
3. Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9. Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Ser feliz dentro do contexto greco-romano era: ser culturalmente sábio; ter posses; ter influência; ter beleza física.

Os religiosos tinham muito orgulho de si mesmos e se viam como superiores aos outros. Usavam a lei como forma de exaltação pessoal e justiça própria. Subjugavam os mais humildes e menos favorecidos na sociedade.

Jesus vai contra a mentalidade de que para “ser” alguém era necessário “ter” algo.

Ética do Reino de Deus

As bem aventuranças não são um meio de salvação, elas mostram o quanto o ser humano é incapaz de cumprir a lei de Deus.

Para Jesus ser bem aventurado é estar pleno, feliz, independentemente das circunstâncias. A felicidade está em ser dependente de Deus.

Mateus 5:3 – os pobres de espírito: aqueles que têm consciência de que em si mesmos não podem coisa alguma e que por isso dependem de Deus. O pobre de espírito sabe que tudo vem de Deus. Ao contrário dos que confiam na sua própria justiça e em seus próprios méritos, sendo orgulhosos e auto-suficientes.

Versículo 4 – os que choram: são pessoas sensíveis. O que nos torna humanos é essa capacidade de sermos sensíveis diante das situações da vida, sensíveis diante das pessoas e sensíveis diante da pessoa de Deus. Os que choram não foram endurecidos pela vida. Os que choram sentem dor pelos seus pecados, estão sensíveis à voz de Deus. Por isso recebem o consolo do Espírito Santo. O pecado nos torna insensíveis em relação a Deus e também em relação ao próximo.

Versículo 5 – os humildes: o humilde não se impõe sobre os outros para obter poder. Não sente necessidade de se mostrar para obter aceitação dos outros ou para se mostrar maior. O humilde não tem medo de perder o seu lugar, por isso não é competitivo. Os orgulhosos, fortes, estão sempre disputando quem é o maior. Os humildes são felizes porque confiam no amor e no cuidado de Deus. Não vivem na corrida inquieta e desenfreada para obter coisas, são satisfeitos com o necessário, se satisfazem com a presença de Deus. Salmo 37:11. Sabem que “do Senhor é a terra e a sua plenitude…” Salmo 24:1, e sendo filhos de Deus têm a sua provisão.

Versículo 6 – os que têm fome e sede de justiça: justiça é a conformidade com o direito; é a virtude de dar a cada um aquilo que é seu. A justiça parte da existência de uma lei. Existe um padrão estabelecido por Deus. Nosso senso de justiça é muito limitado. Tratamos as pessoas por merecimento. Deus não nos trata como merecíamos ser tratados, mas com misericórdia e amor. Os que têm fome e sede de justiça sabem que em si mesmos não são justos, que seu senso de justiça é tortuoso e que precisam da graça de Deus (Romanos 3:23 e 24). É Ele quem os justifica e capacita a exercerem justiça para com o próximo. Não se conformam com esse mundo e seus conceitos, por isso se posicionam contra a injustiça e anseiam pela manifestação do reino de Deus (justiça paz e alegria no Espírito Santo – Romanos 14:17).

Versículo 7 – os misericordiosos sabem o quanto foram perdoados por Deus e por isso disponibilizam perdão. Este é fruto de uma vida no Espírito. Só conseguiremos ser misericordiosos se enxergarmos as pessoas sob a ótica de Deus. Mateus 18:23-35 Parábola do credor incompassivo.

Versículo 8 – os puros de coração – Salmo 24:3 e 4. Quem entra na presença de Deus guarda o seu coração Lucas 6:45 e Marcos 7:21. A justiça dos fariseus (religiosos) era meramente aparente, mas Jesus disse que nossa justiça precisaria exceder à justiça deles Mateus 5:20-22. Jesus deixa claro que a raiz do pecado está na concepção dele, ou seja, no coração. Daí a necessidade de se combater o pecado no coração, na sua fonte. O puro de coração é aquele que se lava no sangue de Jesus e que se alimenta dEle. I João 2:1.

Versículo 9 – os pacificadores: são agentes da paz, facilitadores da reconciliação. São chamados filhos de Deus porque se parecem com Deus. Ele desceu até nós, o verbo se fez carne para que houvesse reconciliação. Os pacificadores descem até os que precisam de reconciliação e trazem a paz. “Ide e pregai” apresentar Jesus aos perdidos é anunciar a paz. Efésios 2:14-18: Jesus é a nossa paz.

Versículos 10 e 11 – perseguidos por causa da justiça: insultados, perseguidos e caluniados por causa de Jesus. Os que promovem a paz (puros, humildes, mansos…) normalmente são perseguidos pelos “fortes” deste mundo. O mundo não está em concordância com o jeito de viver do discípulo de Jesus. Existirá conflito entre nosso modo de viver com o modo do mundo. Os perseguidos por amor a Cristo são herdeiros do reino dos céus, e lá terão recompensa. Estão em concordância com os profetas que foram também perseguidos por causa da palavra de Deus. Quando a igreja (os discípulos de Jesus) começar a viver de acordo com os padrões do Espírito e a brilhar a luz de Cristo haverá perseguição.

34 Comentários

  1. Mirelle
    6 de abril de 2011 às 18:23

    aleluia !

  2. 6 de abril de 2011 às 18:23

    Amém! Foi bênção pra minha vida Nivea! Deus abençoe!

  3. Juliana Felix
    6 de abril de 2011 às 18:47

    Amem!!!!

  4. Elizangela
    6 de abril de 2011 às 19:07

    Só o Senhor pode nos proporcionar a paz perfeita!!!

  5. Lys
    6 de abril de 2011 às 19:13

    Gostei, gostaria que sempre que tiver novidades mandassem para o meu Email. gostei muito. Bem explicado e ensinado, esclarece muitas coisas pra mim!:)

  6. 6 de abril de 2011 às 21:35

    É tremendo!!,oh Glóriaaa…..

  7. Evanelma Marinho
    7 de abril de 2011 às 9:04

    Obrigada Senhor!
    Deus te abençoe Nivea, todos os dias.
    Bjus linda!

  8. Poliana Suehara
    7 de abril de 2011 às 10:15

    Oi Nivea, que tremendo isso… é aprimeira vez que estou visitanod o seu blog e ja de cara com essa palavra o sermão do monte… a mesma que ontem tivemos aqui no contros das mulheres que o Senhor revenou a minha irmã muito querida aqui.. que Jesus bom é esse né
    Bom demais saber que Jesus esta falando o mesmo ao seu povo… testifica demais viu
    E tenho certeza que ainda faltou ai muitas palavras pra escrever tudo que ele falo né?!! (foi o que a irmã ontem falo)
    Que Jesus te abençoe sempre viu
    beijos bye-bye

  9. Caroline
    7 de abril de 2011 às 13:59

    Obrigada pela palavra, minha querida!!

    Continue postando e divulgando no twitter msgs tão edificantes para o nosso dia a dia!!!
    Obrigada, que a graça de Jesus recaia dia apos dia sobre a sua vida, minha irma!!!

  10. Max
    7 de abril de 2011 às 16:47

    Que pena que não foi gravada a última célula feita. As músicas tocaram profundamente os corações e ficaram muito bonitas com o teclado e o violão juntos. Se possível, gostaria que repetissem aquelas mais antigas cantas. Que a célula alcance mais e mais pessoas e que seja um canal de benção para muitos. Graça e Paz!

  11. 7 de abril de 2011 às 21:18

    PRECIOSA PALAVRA !

  12. 8 de abril de 2011 às 10:19

    O reconciliador se parece com Deus.

  13. katia adriana abreu
    9 de abril de 2011 às 22:53

    oi nivea,mulher ungida,vc e uma pessoa muito usada pelo senhor principalmente por sua humildade e simplicidade,suas ministraçoes aviva cada pessoa,e ressuscita muitos que estavam mortos,continui assim,pois coisas maiores o senhor fara atraves da sua vida…beijos ,amo muito voce,ti admiro muito…

  14. Fabio Brito
    10 de abril de 2011 às 22:56

    Nívea há algum tempo tenho lido suas mensagens, elas amadureceram muito, gostaria que Deus a usa-se para escrever um livro, seria uma benção, talvez isto já esteja em seu coração.

  15. b
    17 de abril de 2011 às 1:34

    UNÇÃO na Prática !!!!!! Que Legal !!!!!!!!!

  16. Kleiton Pinheiro
    19 de abril de 2011 às 13:02

    Paz Nívea, estas palvras tão conhecidas, pra mim vieram como copo de águas frescas! realmente td o que preciso é ser reconhecido pelos Frutos do Espírito, e isso não é nada fácil! hj o sistema e as pessoas nos cobram e mt para se tornar igual aos padrões do mundo, mas sei q o Braço forte do Sr me levantará e me posicionará, pq eu quero, e tenho sede, eis me aui para pagar o preço. estava com saudades dos seus post´s Super Bjo Fiquemos com Deus nosso Refugio e Fortaleza!
    no Amor Kleiton Pinheiro.

  17. Jonathan Marques
    30 de abril de 2011 às 23:24

    Olá Nivea, que bençãos suas palavras! Que a graça de Deus continue super abundando sobre a sua vida.

  18. Alessandra Soares
    15 de maio de 2011 às 19:34

    Grande edificação através desta palavra. Glória a Deus pela sua vida.

  19. 4 de fevereiro de 2012 às 23:51

    É muito legal quando leio sobre aspectos que realmente interessam para os cristãos. O sermão do monte é essencial para as nossas vidas, pois expressa qual é de fato a vontade de Deus para nós. São coisas que vão além de um simples “você pode fazer isso, você não pode fazer aquilo” .
    São conceitos e valores que devem estar gravados no meu coração.
    Por isso, barabéns Nívea pela postagem!

  20. ANAYARA THAYANA P.
    2 de março de 2012 às 11:03

    GRAÇA E PAZ MINHA AMADA E QUERIDA IRMÃ EM CRISTO JESUS, SOU GRATA A NOSSO DEUS PELA A SUA VIDA QUAL NÃO SÓ NESSA MINISTRAÇÃO ME TROUXE EDIFICAÇÃO , COMO TAMBEM AO OUVIR AS CANCÕES ENTOADAS POR SUA PESSOA, TRANSMITE TANTO UNÇÃO COMO TAMBEM ME LEVA PARA MAIS PERTO DE DEUS.

  21. Maria
    28 de maio de 2012 às 14:34

    Meditar

  22. 25 de junho de 2012 às 14:28

    Não somos INCAPAZES. Somos capazes sim.
    Deus nos deu a capacidade do entendimento e compreenção, e com nossa refoma íntima vamos conseguindo lenta e gradual cumprir as leis de Deus. Cumprir as Leis de Deus apegado `a materia não é fácil. Precisamos nos despojar do TER e somente SER criatura de Deus.

  23. telma leticia
    28 de agosto de 2012 às 8:10

    nossa estou ajudando uma pessoa mt especial pra mim,o amor da minha vida,q esta desanimado de ir a igreja porq as pessoas sempre o humilha,entao eu fik mt triste com isso,entao queria muito ajudar ele e vi aki uma passagem sobre humildade,adorei msm,vcestá de parabensDEUSa abençoe!!bjsss

  24. telma leticia
    28 de agosto de 2012 às 8:10

    nossa estou ajudando uma pessoa mt especial pra mim,o amor da minha vida,q esta desanimado de ir a igreja porq as pessoas sempre o humilha,entao eu fik mt triste com isso,entao queria muito ajudar ele e vi aki uma passagem sobre humildade,adorei msm,vcestá de parabensDEUSa abençoe!!bjsss*–*

  25. manoel dos santos
    18 de dezembro de 2012 às 16:45

    Paz amada, muito obrigado mesmo! Este estudo tão bem tratado por vc. Que Deus continue te iluminando sempre.

  26. LUZENIR P CARVALHO
    4 de fevereiro de 2013 às 14:16

    DEUS E ´´FIEL TUDO Q ME PROPONHO A APRENDER CONSIGO COM FACILIDADE A PALAVRA DE DEUS ME REFRIGELA O MEU CORAÇAO NEVEA DEUS TE ABENÇOA MUITYSSYMOOOO;;;;

  27. midiam pereira dos s
    17 de junho de 2013 às 16:11

    Louvo a Deus por sua vida e por ter findo a nossa humilde cidade..ès tu uma bem-aventurada..DEUS TE ABENÇOE..PAULO AFONSO-BA TE AMA…..SHALLOM

  28. Keilla Magalhães
    2 de agosto de 2013 às 23:23

    Graças ao bom Pai por sua instrumentalidade, continue sendo vaso nas mãos do Oleiro. Uma bênção sua esplanação sobre as bem-aventuranças.
    Um abraço.

  29. Ingrid
    28 de agosto de 2013 às 13:31

    Adoro a Nívea. bjoo

  30. Monique
    20 de setembro de 2013 às 11:55

    Amém! Glória e honra ao nosso SENHOR :D

  31. Carlos Eduardo
    4 de janeiro de 2014 às 22:16

    Obrigado por postar palavras tão edificantes. Alimento genuino para as nossa almas! Deus abençoe grandissimamente o seu ministério! que seja uma colheita contínua!

  32. Dina Gomes
    15 de janeiro de 2014 às 7:22

    Pedia o favor de me enviarem a partitura para órgão das Bem Aventuranças. Muito obrigado que deus vos abençoe

  33. jessica
    5 de maio de 2014 às 22:13

    Amei o modo como foi explicada essa linda mensagem bíblica. A PAZ DO SENHOR SEJA COM TODOS , AMÉM !!!!!!!

  34. JESSICA
    5 de maio de 2014 às 22:21

    QUE VOCÊS POSSAM CONTINUAR PUBLICANDO ESSAS LINDAS MENSAGENS, QUE TEM PODER DE EDIFICAR VIDAS.

Envie seu comentário

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos requeridos *

*
*