16 junho

TRAZENDO DE VOLTA A PRESENÇA DE DEUS

No livro de Lucas no capítulo 2, versos 41 a 51 lemos: “Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa;  E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e  não o soube José, nem sua mãe. Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos; E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.
E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia. E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas”.

Na volta de Jerusalém, no meio da festa, José e Maria mãe de Jesus surpreendentemente o perdem de vista. Sabiam quem ele era, o Messias, o Cristo, o filho de Deus que livraria Israel dos seus pecados. Sabiam de sua importância e ainda assim, o perderam na volta da festa.

Posso entender o porquê de o terem perdido. A caravana era grande, provavelmente muitas pessoas e muitas da mesma família. Talvez por problemas de comunicação entre os membros da família e amigos, ninguém tivesse realmente tomado para sí a responsabilidade de acompanhar o jovem Jesus e verificar se ele estava bem e presente. Confiar a terceiros responsabilidades que são pessoais pode trazer problemas!

Viajo com frequência e sei que às vezes as malas tiram a gente do sério! Fazer malas, se preparar para uma viajem, pode se tornar uma verdadeira tribulação se você não se organizar. Muitos voltam das férias tão cansados quanto estavam antes de sair para viajar. E isso só por causa do bendito excesso de bagagem! Imagino a quantidade de bagagem levada por uma caravana naquela época. Não existiam malas como as que temos hoje, imagine só quanto volume! Com certeza o “volume” da caravana atrapalhou e muito a visão de José e Maria.

Tantas eram as distrações, que só deram falta de Jesus depois de um dia inteiro de caminhada. Só conseguiram encontra-lo TRÊS dias depois! E no lugar mais provável em que ele poderia estar, “na casa de seu Pai”. A demora em encontrá-lo talvez revele um certo desconhecimento da parte de Maria e José em relação aos interesses de Jesus.

Peço licença ao leitor para uma comparação. Perder Jesus de vista é um risco que corremos ainda hoje. Talvez você esteja questionando, mas ele não está sempre conosco? Como posso perdê-lo? Te digo como: perdemos a presença de Jesus quando nos acostumamos com ela e deixamos de considerá-la preciosa. Quando deixamos de caminhar pertinho dele, deixamos de segui-Lo aonde ele vai. Quando mergulhamos no ativismo desenfreado do dia a dia sem  pararmos pra estar em comunhão com Ele.

Nosso “excesso de bagagens” nos impede de receber o melhor de Deus. Nosso emaranhado de atividades, fórmulas métodos humanos, ainda que ligadas à igreja, nos impedem de conhecer a Jesus, compartilhar do seu coração, de seus reais interesses. A obra de Deus só é feita de forma efetiva quando mantemos real comunhão com Ele. Perdemos a presença quando nos permitimos ser aprisionados e esterilizados pela incredulidade (sem fé é impossível agradar a Deus). Perdemos a presença quando somos apenas bons críticos, transferindo a outros a responsabilidade que é nossa. Perdemos a presença quando não nos vemos como responsáveis por mantê-la.

Vivemos numa sociedade permeada por muitas distrações. O entretenimento é a ísca principal para dispersar a atenção das pessoas. No meio de tudo isso, a igreja também tem se distraído do seu principal objetivo, zelar pela presença de Deus. Nada é mais nobre do que isto. Quando a presença de Jesus é a coisa mais importante no nosso meio, as pessoas começam a ser atraídas por ele, passamos a nos importar mais com os objetivos de Deus e menos com os nossos próprios, e o objetivo de Deus é que todos venham ao conhecimento dEle. Quando amamos e valorizamos a presença de Jesus, fazer missões, servir ao próximo passa a ser o nosso prazer, e não uma mera obrigação.

Há quem perceba sua ausência. Há quem se angustie por Ele, que reconhece o quanto sua presença é preciosa e se dispõe a voltar atrás o quanto for necessário para recuperar-lo. O caminho de volta pode ser àrduo. Essa volta à busca pelo Senhor implica em fazer um auto exame. Rever o passado que nos assombra, rever escolhas erradas que tomamos e que precisam ser reparadas, rever pessoas que precisam ser perdoadas, rever outros à quem devemos um pedido de perdão. José e Maria levaram três dias até encontra-lo, mas que bom que conseguiram! A casa do Pai é para onde precisamos voltar, ainda que o caminho de volta a este lugar de intimidade pareça difícil.

“Buscar me eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”.Jeremias 29:3.

“Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”. Oseias 6:1 a 3.

A linguagem de Deus continua sendo a mesma: quebrantamento. É disso que precisamos. Esse é o caminho para se trazer de volta a presença e glória de Deus.

Existem aqueles que já viram e viveram no fogo da presença de Deus mas se esfriaram, se decepcionaram com as estruturas humanas, se desiludiram até de Deus. Gente que até permanece na igreja, mas que desistiu de buscar a presença de Deus. A estes eu digo: Deus  permanece o mesmo. Santo, bondoso, cheio de amor e misericórdia, poderoso e soberano sobre tudo. Nós mudamos, nos tornamos orgulhosos, endurecidos, pesados e metodicamente bons religiosos. Mas existe caminho de volta, Deus quer e pode nos levar além do que já experimentamos. A solução é o quebrantamento. Arrependimento. Retornar pelo caminho, rever as primeiras obras, voltar à casa, à comunhão com o Pai. Voltar a ter um coração puro, livre de julgamentos e dores. Voltar a beber do Espírito Santo.

Existem também aqueles que nunca experimentaram da glória e presença de Deus, que só conhecem a religião e a lógica humana incrédulas. A estes eu também digo: existe mais! Existe uma presença que reduz a nada a sabedoria humana. Existe uma glória que é muito mais interessante que o entretenimento humano. Existe um som dos céus, poder de Deus, que não pode ser comparado às palavras humanas, e que realmente transforma a vida e caráter das pessoas. Existe mais de Deus pra quem tem fome e sede.

Existe mais!


32 Comentários

  1. Bruna Porto
    16 de junho de 2010 às 12:02

    Louvado Seja Deus pela sua vida… Muito obrigado por ter postado sobre esse assunto. Me abençoou demais, me alertou, me despertou. Foi maravilhoso ler isso. Muito obrigado.
    Qe voce continue sendo essa benção .
    Beijos

  2. 16 de junho de 2010 às 12:06

    Que comparação interessante, Ní !
    Não podemos perder Jesus de vista e em alguns casos precisamos deixar as coisas de lado e reencontrar Jesus.
    Deus te abençoe !
    Abraço

    Jonatas

  3. Luiza Leite
    16 de junho de 2010 às 12:16

    Esta foi a resposta que encontrei para o seu texto abençoado:

    http://www.youtube.com/watch?v=i9rYhAyCwMo&feature=related

    Com Cristo,
    Luiza Leite

  4. michelline bispo
    16 de junho de 2010 às 12:28

    michelline bispo

    Que benção,nívia!

    Esta palavra é tremenda fui impactada por ela, neste momento estou me sentindo assim, tão vazia busco pelas que tenham interesse em conhecer o
    Senhor mais nao encontro , tenho fome, tenho sede de Deus EU QUERO MAIS, QUERO MERGULAR NESTE RIO E SAIR EMBRIAGADA GOSTARIA DE ENCONTRAR PESSOAS DESSE MESMO JEITO MAIS NAO ENCONTRO. AS VEZES ACHO QUE SOU ANORMAL POR TER ESTA NECESSIDADE QUE NAO PARÁ DE JORRAR DE DENTRO DE MIM.

    BJOS. QUE O SENHOR CONTINUE USANDO.

    MICHELLINE BISPO

  5. 16 de junho de 2010 às 12:44

    Nossa, muito legal esse post, lendo isso achei a palavra para ministrar na minha célula de multiplicação aqui no trabalho hoje, falar sobre a importância da presença de Deus, que é nela que encontramos abrigo e alívio e falar sobre como buscá-la. A presença de Deus… realmente nada se compara à ela.
    Deus te abençoe Nívea
    Deus te usa muito através do twitter para ministrar ao meu coração…

    BjoOºs.

    XD

  6. 16 de junho de 2010 às 12:46

    Glória a Deus por essa palavra! Estava precisando ouvir isso. Ás vezes o ativismo, as decepções do dia a dia, as dores nos fazem perder o foco e desanimar de algumas coisas, mas é muito bom saber que existe um Deus de amor e que está sempre de braços abertos para nos receber de volta, nos abençoar e CURAR toda ferida que foi aberta.

    Que o Senhor continue te abençoando a cada dia mais! Você é uma bênção em minha vida! Bjos

  7. Luana Coelho
    16 de junho de 2010 às 13:09

    Olá querida, paz!
    Que texto tremendo, obrigado por compartilhar conosco essa palavra linda.
    No congresso eu estive presente, e o louvor “Nenhum Deus como Tu” me tocou demais.
    Que o Senhor Jesus abençoe sua vida, sua família e seu ministério.
    Bjos
    Luana

  8. 16 de junho de 2010 às 14:02

    Boa tarde !! Que benção esse estudo falou profundamente no meu coração que Deus continue lhe dando mais e mais de sua presença. Grande abraço Beijão
    Naiara = )

  9. Michel
    16 de junho de 2010 às 14:50

    Nuss, q benção..

    Obg por ter postado esse texto, fui mto abençoado, Deus seja louvado e te multiplique as bençãos.

    Um abraço.

  10. Valdemilson Amorim
    16 de junho de 2010 às 15:30

    Deus me tirou da cova com esse texto ungido! Testemunhei em minha congreção “tradicional”…

  11. nique
    16 de junho de 2010 às 16:10

    Isso foi tremeeeeeeeendo, Deus falou comigo no profundo………Deus te abençoe a cada dia,te love em Crito Jesus!

  12. Jonathan
    16 de junho de 2010 às 21:56

    Glória a Deus pela sua vida Nívea.Que o Senhor comtinue a derramar do Seu infinito amor e sabedoria sobre ti.Voce eh luz,continue a brilhar =) Vc eh uma benção nas nossas vidas! Deus seja contigo sempre, guiando e guardando seus passos. Um forte abraço direto de Fortaleza.
    PAZ

  13. Tauanne
    17 de junho de 2010 às 8:49

    A paz do Senhor!!!!
    Por muitas vezes tenho pedido uma palavra ao Senhor e ao meditar -la me vinha sempre este texto mais por conhece la muitas vezes cometemos o erro de não reler…E ficamos com aquela mesma visão,mais agradeço a Deus por esta meditação que me levou a enxergar esta promessa por um outro lado. Antes eu lia e pensava:Tenho que ir a igreja mais reaprendi que Ele esta a minha espera na casa Dele para conversarmos e desfrutar de um maravilhoso tempo juntos.
    Um abraço.

  14. KLEITON
    17 de junho de 2010 às 17:03

    …Glória á Deus , realmente hoje “vamos” á igreja por não ter o que fazer nos domingos…,
    participamos de eventos, congressos, como se fosse mais um, aprendi que não posso esperar pelo líder tomar uma possição á respeito, deve começar de mim, tenho sede, e fome, sei que se apenas tocar serei sarado!
    Bjs Nivea, Deus continue te iluminando!!!

  15. Paula Santos
    17 de junho de 2010 às 18:14

    Paz Nívea,

    Realmente este assunto é impactante, ainda mais quando nos percebemos dentro dele. Temos constantemente discutido sobre o ativismo na igreja, sobre como isso acaba nos deixando frios e mecânicos. Passamos a nos preocupar tanto com a ação e esqueçemos da GRAÇA, do LIvre acesso à Deus por meio de Jesus… do amor vertical e horizontal (de Deus para mim, de mim para você) enfim… ficamos tão à mercê de coisas que deixamos de simplesmente desfrutar da presença de Jesus, e na maioria das vezes Ele nem está ali, está onde 2 ou 3 se reunem em Seu nome. Também estou na caminhada ministerial há alguns anos e vejo o quanto devemos cuidar dessa área da nossa vida, de manter sempre os olhos no nosso termômetro espiritual, lendo a palavra, orando e tendo comunhão com os santos de Deus.
    Obrigada por compartilhar palavra tão abençoadora. Me alcançou tbm.

    Abraço apertado!

    Paula dos Santos (Vilhena-RO)

  16. katia adriana
    17 de junho de 2010 às 20:36

    paz amada nivea,muito bonita a mensagem que vc postou,realmente a presença de DEUS deve ser o mais importante de qualquer coisa nesse mundo,reconheço que preciso buscar mais a presença de DEUS,que o senhor continui ti usando,pois vc e ungida do senhor,um grande abraço nivea,ti amo muito em cristo jesus,nivea post videos de suas pregaçoes,pois tocaria em milhares de vidas……..

  17. Cibele
    18 de junho de 2010 às 12:30

    nivea, vc não tem noção o qto é benção na minha vida… mesmo não te conhecendo posso dizer q te amo muito e morro de vontade de um dia bater um papo com vc… seja aqui ou no céu! até lá! bjus…

  18. iwliane
    21 de junho de 2010 às 15:13

    ….Vc é uma pessoa muito abençoada por Deus …Obg pela tua presença em nossa cidade..!!!!!!!!

    Iwliane de Vilhena!!!!!!!!!

  19. Ana Helena
    21 de junho de 2010 às 19:54

    Ai, Nivea. Ouvi agora Sobre as Aguas no Youtube.. como essa música me lavou por dentro, como me edificou!! Ja tinha ouvido outras vezes… e achei lindo .. mas hoje ela foi minha oracao, foi um momento tremendo, mto precioso na presenca do Senhor. Obrigada por dispor sua vida. Deus te abencoe.

  20. 21 de junho de 2010 às 20:54

    Obrigada!!! Nivia por estas palavras eu estava precisando muito.
    Que o senhor o nosso Deus continue te anbençoando muito.
    Abrç.

  21. Vanessa Bressan
    22 de junho de 2010 às 8:56

    Que palavra edificante!
    Nivea você uma pessoa muito usada por Deus, que Ele continue derramando bençaos sobre a sua vida e te usando desta maneira maravilhosa.
    Te amo muito em Jesus

    Bjuss

    Santa Barbara d’Oeste

  22. Richard La Santrer
    22 de junho de 2010 às 11:32

    É UMA BUSCA CONSTANTE.

    Fiquem, com Deus,
    A Paz do Senhor! Beijos.

    Richard

  23. Lívia Santos
    23 de junho de 2010 às 10:49

    Aleluia!!!!!!!!!!!!!!!! Há mais de Deus.
    Somos convidados preciosos da sala do trono dEle. Aleluia, o Rei Vive!!!!!!!!!!!!!!
    Que Deus continue derramando mais sobre ti Nívea e que pessoas sejam alcançadas com cada canção ao Senhor, com cada palavra que sai de ti.
    Paz!

  24. LEANDRO
    24 de junho de 2010 às 18:26

    glórias, glórias a DEUS!!! louvado seja ele, por ter te usado através desta mensagem linda e edificante!!!! realmente eu to passando por isso, deIxando de olhar para o alvo que é CRISTO JESUS e passando olhar pro seus feitos, mas estou disposto a não apenas continuar indo na igreja, mas a me alimentar do seu ESPÍRITO e retornar ao PRIMEIRO AMOR!!! OBRIGADO VIU NI, QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO !!!!

  25. Kelly
    24 de junho de 2010 às 19:45

    Puxa como é facil perder Jesus de vista, perder a presença de Deus quando o nosso foco não esta mais Nele e sim nas coisas.Que Deus nos de graça para nunca o perdermos de vista ou para voltar se ja o temos perdido!

  26. Danyllo
    24 de junho de 2010 às 23:14

    Amém!

    é realmente intrigante e assustador ver como existe uma Igreja em total distanciamento do seu Amado. Alguns já fazem não 3 dias mas 2010 anos que nem se quer perceberam que Jesus não anda mais consigo, mas ainda está à espera na Casa do Pai. Dá-nos Senhor Teu colírio para que nossa visão nunca se embace e nos cegue nos impedindo de te ver e sentir que Andamos e estamos ao Seu lado. É TUDO que queremos. Creio que ainda há 7000 que não se dobraram diante de Baal. Ainda existe uma Noiva totalmente apaixonada po Cristo como nos dias de pentecoste!!! E se ela já morreu, quero crer e lutar com muito esforço pelo restante da minha vida que ainda faço parte dela! Existe mais!!!

  27. 30 de junho de 2010 às 15:46

    Glória Á Deus por essa palavra nesta tarde !Agradeço ao Senhor pela tua vida e por estas revelações tão bonitas e que nós levam de volta aos braços do Pai.Tenhu sentido esa frieza espiritual ,essa mornidão dentro da igreja as pessoas adorando pastores ,ministrose esquecendo de adorar esse Jesus amado e Prcioso ,Glória !!!Haleluia a ELe.

  28. Renatinha
    2 de julho de 2010 às 15:24

    Obrigada Jesus. Papai usa as pessoas de uma forma tremenda!

    beeiiiijoos

  29. Lorena Carvalho
    11 de julho de 2010 às 2:04

    Louvo e engrandeço a Deus pela tua vida e pelo teu ministério Nívea , desde minha conversão há 9 anos atrás tenho sido abençoada por vcs e mais uma vez ao ler essa palavra sou edificada! Glória a Deus!Que o Senhor continue te usando tremendamente!

  30. ALEXANDRA FELINTO
    25 de agosto de 2010 às 8:34

    Bom dia Nivea
    Essa palavra mostra minha situação hoje. Ah como é bom ter a presença de Deus, mas perdê-la e retomar o caminho é doloroso e difícil. Acredito que seja por isso que a gloria da 2ª casa é maior que a da 1ª. Pois requer mais esforço. Estou tentando, tenho que me esforçar mais.. A vezes parece que estou vencendo e outras perdendo. Preciso de Deus..

    Fica na Paz

  31. sarah kerima Rodrigu
    21 de setembro de 2010 às 19:46

    Nossa amda Deus é Fiel!!!! Domingo ministrei na igreja justamente sobre isso……….Deus tem anseado que nos como filhos tenahamos mais a Presença de Jesus conosco. E como vc falou precisamos esta com os nossos coraçõs quebantados para atraírmos a presença do Senhor.
    Deus te abençoe mais e mais, pois a presença de Jesus vai contigo a onde ta andares!
    Beijos e a Paz od Senhor!

  32. carlos roberto batis
    19 de julho de 2013 às 15:59

    Eu preciso de DEUS .E a partir de hoje eu quero ser fiel a este poderoso DEUS de amor e Glória !!!! Me perdoe Senhor DEUS pelos meus pecados .

One Trackback

  1. By Trazendo de volta a presença de Deus | JC na Veia on 18 de junho de 2010 at 9:51

    […] Extraído do blog da Nívea Soares […]

Envie seu comentário

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos requeridos *

*
*